Chupeta faz mal para a criança?
- Marketing Baby Marrie

- Jul 26, 2023
- 2 min read
Os pais estão sempre preocupados com o que é melhor para o filho. Quando as pessoas sabem da chegada de um novo bebê, os palpites, dicas e conselhos são os mais diversos, como o uso da chupeta e as opiniões positivas ou negativas.
Mas afinal, até que ponto essas opiniões devem ser consideradas? Hoje, vamos abordar se o uso da chupeta é realmente prejudicial para a criança.
A sucção é uma necessidade natural dos bebês, que é satisfeita durante a amamentação. Essa sucção proporciona uma sensação de bem-estar e acolhimento.
No entanto, muito se fala sobre as possíveis consequências negativas do uso da chupeta, como má formação da arcada dentária, problemas na fala, mastigação e outros fatores.
O recomendado é evitar o uso da chupeta, mas caso seja inevitável, opte por chupetas com bico ortodôntico ou fisiológico, que possuem um formato semelhante ao bico do seio materno, permitindo um melhor posicionamento da língua do bebê.
Aqui estão algumas das principais dúvidas em relação ao uso da chupeta:
Bicos de chupeta são todos iguais?
O uso de chupeta não é recomendado em nenhum material ou formato. No entanto, se o bebê tiver o hábito ou a necessidade de usar, algumas características devem ser consideradas.
A parte externa da chupeta deve ser côncava, com orifícios de respiração para evitar alergias na pele e nos lábios, e o bico deve ser macio, seja ortodôntico ou fisiológico. Cada faixa etária requer um tamanho e formato específicos, e o bico deve ser sempre flexível, permitindo a mobilidade da língua da criança.

A chupeta acalma o bebê?
A sucção tem o poder de relaxar os bebês em momentos de tensão, e em alguns casos, a chupeta pode ser recomendada quando não é possível amamentar.
No entanto, é importante diferenciar as necessidades da criança e não usar a chupeta como alternativa para tudo. Existem outras formas de acalmar o bebê, e a chupeta deve ser utilizada apenas em situações extremas.
O desenvolvimento oral pode ser prejudicado?
O uso prolongado da chupeta pode desencadear problemas no desenvolvimento oral da criança, incluindo má formação do sistema estomatognático, mordida incorreta e enfraquecimento dos músculos. Em alguns casos, pode ser necessário o uso de aparelhos ortodônticos para correção.
O dedo é a melhor opção?
Nos primeiros meses de vida do bebê, é natural que eles chupem o dedo, e não há necessidade de substituir isso pela chupeta. A sucção é parte do desenvolvimento do bebê e já é suprida pela amamentação.
No entanto, tanto a sucção da chupeta quanto do dedo podem se tornar hábitos problemáticos se ocorrerem com frequência. Nesses casos, é importante tentar interromper o hábito o mais rápido possível, identificando os gatilhos do “vício”, propondo atividades e brincadeiras para evitar que ela leve o dedo à boca, explicando os prejuízos da prática, e elogiando sempre que perceber que a criança conscientemente busca alternativas a chupar o dedo.
Por fim, é importante realizar um acompanhamento regular da criança com um dentista, monitorando o seu desenvolvimento e garantindo um diagnóstico precoce, principalmente caso seja necessário algum tratamento. Isso tornará todo o processo muito mais fácil, ágil e saudável para o seu filho.


















Comments