Inspirações de decoração para o quarto do bebê
- Marketing Baby Marrie
- Jul 12, 2023
- 4 min read
Preparar o enxoval e o quartinho do bebê enquanto se espera sua chegada é um dos momentos mais prazerosos para as mamães e os papais.
Escolher as roupinhas, utensílios, mobília e decoração se torna um momento emocionante, enquanto imaginamos o momento em que o bebê finalmente irá aproveitar tudo, vestir as roupas e dormir no quarto preparado com muito carinho.
O cômodo escolhido para ser o quarto do bebê pode começar a ser decorado entre 20 e 24 semanas de gravidez. Assim, a família poderá se organizar melhor antes da chegada do pequeno, com mais tempo para pesquisar e encontrar o que realmente quer.
O que não pode faltar no quarto do bebê?
Para não deixar faltar nada no quarto, existem algumas mobílias e itens que são essenciais para o dia a dia, que unem funcionalidade, conforto e segurança:
1. Berço
Procure investir em um berço com quinas mais arredondadas e sem detalhes que possam soltar, machucar ou sufocar o bebê – como grandes almofadas, com laços e bichos de pelúcia.
Escolha um colchão bem confortável, de preferência com tecidos antialérgicos e uma capa impermeável, para garantir maior durabilidade.
Posicione a cama do bebê fora do espaço de circulação do ar que entra pela janela e pela porta, para evitar correntes de ar que podem causar doenças respiratórias.
2. Armário e/ou cômoda
Além de utilizá-los para acomodar roupas, acessórios e utensílios, a parte superior da cômoda pode ser utilizada para colocar o trocador, os produtos de higiene, um abajur e itens mais utilizados no cotidiano.
Procure deixar o armário e a cômoda relativamente próximos do berço, para evitar grandes deslocamentos quando você precisar trocar o bebê, por exemplo.
3. Trocador
Prefira um modelo anatômico, com as bordas laterais maiores para impedir o bebê de rolar na hora da troca, e evite tecidos de alta absorção. Para forrar o trocador o ideal são materiais laváveis, como o plástico. Assim, a higienização torna-se mais simples, especialmente se ocorrer de sujar na hora da troca.
4. Cadeira de amamentação
Teste e escolha um modelo confortável e seguro. Afinal, a mãe utilizará muito a poltrona. Se ele tiver descanso para os pés, melhor ainda!
5. Cortinas
As cortinas são fundamentais para regular a entrada de luz no ambiente, pois os bebês são mais sensíveis ao excesso de luz e para que ele possa dormir tranquilamente.
Escolha modelos que passem a luz solar natural, com tecidos leves para o bebê sentir a diferença da noite para o dia, e que possam ser facilmente higienizados.
6. Iluminação
Opte por uma iluminação difusa, ou seja, que se espalham mais pelo ambiente e não incidem diretamente sobre a criança no berço ou no trocador, por exemplo. As luzes amarelas de LED são mais recomendadas para garantir segurança, aconchego e conforto ao ambiente.
Isso possibilita que a criança durma melhor e evita que ela fique desperta e agitada demais, causando efeito que deixa o cérebro em estado de alerta, confundindo o que é noite e o que é dia.
Você também pode investir em um dimmer, para controlar a intensidade da luz, caso invista na iluminação direta no centro do quarto.
Quais cores utilizar?
Você sabia que as cores precisam ser escolhidas com muito cuidado na decoração do quarto do bebê? Isso porque as tonalidades têm o poder de influenciar sensações e de criar estímulos – como influenciar no sono e no apetite da criança, exercer efeitos sobre o humor e mais.
As cores mais fortes, como o vermelho, laranja e amarelo, têm uma influência mais intensa, enquanto as cores mais suaves e neutras, como o verde, azul e violeta apresentam uma influência mais sutil.
Assim, a segunda opção é a ideal para compor o quarto do pequeno. Escolha decorações calmas e aconchegantes, pois o bebê precisa se sentir seguro e confortável no ambiente. Dentre as opções mais adequadas estão:
Branco – a cor mais clássica traz tranquilidade e calma ao ambiente, colabora para a iluminação, e combina com todas as outras cores e todos os tipos de decoração;
Azul bebê – é um dos tons mais indicados para quartos, pois é considerado uma das cores mais relaxantes, que traz sensação de paz e tranquilidade, capaz de aliviar o medo, a tensão e as palpitações do bebê;
Verde claro – está associada ao crescimento, à juventude e à esperança de um futuro, gera paz no ambiente e promove o descanso;
Lilás – é uma cor relaxante, que irá proporcionar um bom sono;
Rosa bebê – colabora para estimular os relacionamentos e podem ser boas para pais que procuram interagir mais com o bebê no ambiente;
Cinza claro – fácil de harmonizar com outros tons e deixa a decoração mais suave e, ao mesmo tempo, elegante e sóbria;
Apesar de algumas cores serem mais recomendadas, você não precisa decorar tudo somente com uma única cor. É possível ter objetos e detalhes coloridos na decoração, mas as cortinas, paredes e colchas devem receber cores claras.
A Baby Marrie preparou um e-book com diversas paletas de cores para você decorar o quartinho do seu bebê, escolhendo a melhor opção para as paredes e decoração. Preencha o formulário abaixo para acessar:
Inspirações de decoração para o quarto do bebê


Com essas dicas e imprimindo sua personalidade e a do seu bebê, com certeza o quartinho será um lugar confortável, seguro, cheio de amor e aconchego.
E para completar o seu enxoval e os preparativos para a chegada do pequeno, não se esqueça das suas bolsas Baby Marrie!
Opmerkingen