top of page

Rotina na gravidez: 7 hábitos para ter uma gestação mais saudável

A gestação é um grande período de mudanças, sejam físicas, emocionais ou na rotina da família. E essa novidade precisa acontecer com segurança para manter a saúde e o bem-estar da mãe e do bebê.


Para ajudar você nesse período da gestação, vamos deixar 7 dicas de hábitos e cuidados que devem ser incorporados ao seu dia a dia, de forma a manter uma melhor qualidade de vida durante essa fase tão importante. Vamos lá?


1. Mantenha uma alimentação equilibrada

Uma das medidas mais importantes durante a gestação é manter uma alimentação saudável. Afinal, é através dela que o bebê irá receber todos os nutrientes necessários para se desenvolver bem e com saúde. Já a mãe terá mais disposição, irá prevenir doenças, manterá sua saúde e peso em dia.


O cardápio diário deve incluir alimentos ricos em grãos integrais, ferro, proteína, fibras, cálcio, derivados do leite, além das frutas, água e sucos naturais, divididos entre 5 a 6 refeições balanceadas.


Evite o açúcar refinado, cafeína, alimentos crus ou mal passados, mariscos e crustáceos, leite não pasteurizado e queijos pastosos e, claro, não beba álcool, nem fume.


2. Faça exercícios físicos

De pequenas caminhadas a exercícios mais complexos, como pilates, yoga e natação: o importante é se movimentar!


Os exercícios físicos durante a gestação ajudam a relaxar, melhorar a postura, aumentar a capacidade respiratória, regular a circulação, fortalecer a musculatura, aliviar as dores, controlar o ganho de peso, prevenir contra complicações como diabetes gestacional e pré-eclâmpsia, além de ser uma ótima oportunidade de socialização.


Comece o dia dando aquela espreguiçada! Se alongar ajuda a atenuar as cãimbras e dá mais disposição. Só tome cuidado para não se machucar, pois na gravidez os ligamentos ficam mais frouxos.


As caminhadas podem ser feitas diariamente, em distâncias curtas, com duração de dez minutos, e ir aumentando a distância aos poucos. Já o pilates e a yoga podem ser feitos de 2 a 3 vezes por semana, ajudando a prevenir dores nas pernas e na lombar, além de ajudar a ter um parto mais tranquilo. Lembre-se de contar com orientação médica e de um profissional para realizar as atividades.


Mantenha uma intensidade moderada, de forma que não seja tão devagar, nem tão intenso a ponto de você correr risco de você se machucar.


3. Tenha momentos de relaxamento

Assim como é recomendado ter momentos de exercícios físicos, também é sempre bom ter momentos de descanso – principalmente na gestação quando nos sentimos mais sobrecarregadas e cansadas.


Você pode tomar um banho relaxante, evitando água quente, que provoca queda de pressão e resseca a pele, e passando um creme hidratante no corpo após.


Na hora de dormir, a melhor posição para as gestantes é virada para o lado esquerdo, com a perna esquerda esticada e a direita dobrada. Você pode utilizar um travesseiro pequeno entre as pernas, e um travesseiro grande para apoiar a barriga.


4. Tome banhos de sol

A luz solar ajuda a ativar a vitamina D, essencial para o desenvolvimento do bebê e para dar energia à mãe, além de colaborar para deixar os seios prontos para a amamentação.


Dedique 15 minutos todos os dias ao banho de sol, nos horários antes das 10h e depois das 16h, e não se esqueça do protetor solar!


5. Use roupas confortáveis

Para ficar bem durante todo o dia, invista em roupas de tecidos macios, sutiãs reforçados, meias de compressão, sapatos fechados e macios.


Evite roupas muito apertadas ou saltos altos, que além de desconfortos, podem dificultar a mobilidade, trazendo até mesmo risco de quedas, e a circulação do sangue.


6. Cuide da saúde emocional

Corpo e mente precisam estar em harmonia para curtir a gravidez. Por isso, não podemos nos esquecer de cuidar da nossa saúde mental e emocional.


Converse com outras grávidas, se dedique a algum hobby, tenha uma rede de apoio e, se necessário, consulte um profissional para lhe auxiliar nos cuidados com sua saúde emocional.


7. Não se esqueça das consultas médicas!

Por último, mas não menos importante: fazer o acompanhamento pré-natal com um obstetra e um pediatra é fundamental para garantir a saúde da mãe e do bebê.


Nas consultas você irá realizar os exames e o ultrassom necessários, tomar as vacinas, receber orientações específicas sobre a sua gestação, detectar possíveis complicações e receber o tratamento adequado.


Com todos os cuidados necessários e seguindo as recomendações médicas, a gravidez será mais leve e confortável.


Para tornar a maternidade ainda mais especial, nós da Baby Marrie elaboramos um "Diário do primeiro ano do bebê", para você acompanhar o crescimento e anotar as principais memórias com o seu filho durante seus 12 primeiros meses de vida. Preencha o formulário para conferir!


Comments


Bolsas personalizadas

Visite nosso catalogo de produtos e encontre a Baby Marrie ideal para você!

Últimos posts

Acompanhe nossas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram

Obrigado por se inscrever!

Inscreva-se e fique por dentro dos nossos conteúdos!

  • Facebook
  • Instagram
fozcTpmA.jpeg

Nossa jornada teve início em 2000, focando inicialmente na produção de kits de viagem. No entanto, em 2004, decidimos expandir nossos horizontes e mergulhar no desenvolvimento de modelos exclusivos de bolsas para a maternidade, onde encontramos nossa verdadeira paixão. Desde então, estamos em constante evolução, buscando oferecer produtos únicos e especiais para todas as nossas clientes. 

NmU74q0k.jpeg
bottom of page